

Muitas marcas famosas têm origens singulares, nascendo de situações ocasionais ou fortuitas. É o caso da Lacoste, a conhecida marca do crocodilo.
Jean René Lacoste, nascido a 2 de Julho de 1904, foi um brilhante tenista vencedor do Open de França por 3 vezes, do Open da Grã-Bretanha, Wimbledon e Forrest Hill. No total arrecadou sete vitórias em torneios do Grand Slam e foi o tenista número 1 mundial em 1926 e 1927.
Durante as suas competições, René Lacoste usava a imagem de um crocodilo bordada no seu equipamento de atleta, que derivava da sua alcunha “Le Crocodile”.
Mas porquê “Le Crocodile”?
Tudo começou quando René Lacoste apostou uma mala de crocodilo com o capitão da equipa de ténis da França no caso de ganhar um jogo importante da Taça Davis. O resultado foi que não só ganhou esse jogo, como conseguiu duas vitórias para a França, “roubando” a Taça à equipa americana.
O público americano admirou a garra e tenacidade que René demonstrava a jogar e a agência Associated Press imediatamente lhe deu a alcunha “Le Crocodile” e manteve-a em todos os artigos que publicava sobre ele, o que a fez cruzar o mundo.
Por isso um amigo, Robert George, desenhou-lhe um crocodilo para bordar na camisola do seu equipamento. Acabou por ser criado todo um conjunto completo, que incluía um blazer, também com o crocodilo, e que foi usado pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos.